Conheça 10 passeios em Ubatuba além das praias

Nem só de mar vive Ubatuba, cidade do litoral norte de São Paulo. Selecionamos 10 passeios em Ubatuba que vão além das belas praias que a cidade preserva. Conheça os diferentes roteiros e viaje pela história e cultura da região, e o melhor, gastando pouco!

Ah, e ao final do texto você entende como chegar até a cidade!

1 – Ruínas da Lagoinha

Créditos: Melissa/ Creative Commons

Ruínas da Lagoinha

A antiga Fazenda Bom Retiro, construída em 1828, atrai os turistas para conhecer o que é chamado de Ruínas da Lagoinha. As construções abandonadas são patrimônio histórico do município e, claro, da natureza. O local é aberto para visitação e fica localizado na Rua Engenho Novo, uma travessa da Praia da Lagoinha.

Já deu pra ver que a cidade tem diversos lugares exóticos, e as Ruínas da Lagoinha entram para a nossa lista de passeios em Ubatuba que vão além das praias.

2 – Cadeia Velha de Ubatuba

Créditos: FundArt/ Prefeitura de Ubatuba

Cadeia Velha de Ubatuba

A Cadeia Velha, projetada por Euclides da Cunha, é uma das primeiras construções modernas da cidade litorânea. Tombada como Patrimônio Histórico do município desde 2001, hoje o prédio é sede do Museu Histórico de Ubatuba. Seu acervo é recheado de móveis, documentos e diversos materiais arqueológicos que contam a história da região e seus moradores.

O local é conhecido como Museu Histórico Washington de Oliveira e fica no centro da cidade. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 09 às 17h. E o melhor, a entrada é franca!

3 – Aquário de Ubatuba

Créditos: Divulgação

Aquário de Ubatuba

Um verdadeiro paraíso para conhecer a biodiversidade e a beleza que reinam no fundo do mar, o aquário de Ubatuba existe desde 1996 e foi fundado por um grupo de oceanólogos. Abriga cerca de 130 espécies marinhas e mais de 700 animais. Foi primeiro no Brasil a ter um tanque de toque, que estimula a interação entre as pessoas e os seres marinhos.

Aquário é certamente um dos melhores passeios em Ubatuba, que encanta crianças e adultos.
Os visitantes podem conhecer também o primeiro aquário de águas vivas do país.

O aquário funciona de segunda a sexta-feira, fins de semana e feriados, a partir de 10h até às 20h ou 22h. A entrada é franca para crianças de até 3 anos; aos demais o valor varia de R$ 14 (meia) a R$ 28 (inteira) e há promoções especiais para famílias.

O aquário fica na Rua Guarani, 859, no bairro Itaguá. Confira mais informações no site!

Leia mais:
Conheça a Estrada Real: o caminho do Brasil Colônia
Conheça as 5 melhores praias de Ubatuba
Viagem de ônibus para Santos: 4 passeios imperdíveis

4 – Aldeia Boa Vista

A Aldeia Boa Vista é mais um inédito passeio em Ubatuba para se fazer. A comunidade, com mais de 110 índios, oferece atrativos turísticos, como a cultura da tribo, artesanato, músicas, apresentações de grupo, palestras e entre outras coisas!

Para a visitação é necessário agendamento prévio, com a própria comunidade, e as visitas estão abertas de quinta a domingo das 9h às 17h. A aldeia fica no bairro Prumirim, perto também da cachoeira Prumirim, e para chegar até o local é necessário fazer pequenas trilhas – acompanhadas por guias locais.

5 – Ilha Anchieta

Créditos: Davis Santana/ Creative Commons

Ruínas do Presídio na Ilha Anchieta

Chamada pelos moradores locais de Ilha dos Porcos, a Ilha Anchieta é a segunda maior do litoral norte paulista. Lá você encontra inúmeras trilhas para explorar a natureza local, cachoeiras para mergulhar, além das praias.

O Parque Estadual da Ilha Anchieta, criado para a proteção da região, abrange quatro praias: a praia do leste, do sul, praia grande e a praia do presídio – a principal da ilha. Todas são acessíveis em passeios de escuna.

As praias são belíssimas, mas a grande atração do local são as ruínas do antigo presídio. Os moradores e marinheiros da região contam e encantam com os mistérios e curiosidades sobre todo o presídio e a ilha.

6 – Gruta que Chora

Créditos: Rafael Vianna Croffi/ Flickr

Gruta que Chora

Um dos imperdíveis passeios em Ubatuba é a Gruta que Chora. O lugar, localizada na Praia da Sununga, atrai turistas e moradores da região pela sua beleza e característica marcante: gotas de água caem do seu interior.

Histórias são contadas de geração para geração graças às famosas gotas. A lenda mais conhecida diz que dentro da gruta mora uma criatura metade dragão e metade serpente, que todas as noites se transformava em um belo homem e ia se encontrar com uma moça da região.

O restante da história varia de contador para contador, mas o final trágico é o mesmo: os jovens foram separados. Segundo a lenda, as gotas que caem de todo o interior da gruta são lágrimas da bela moça que fora separada da criatura.

Continue lendo no blog do Guichê Virtual 😀

Imagem AutorImagem Autor

O Guichê Virtual é um aplicativo para busca e compra de passagens de ônibus. Nós conectamos passageiros a mais de 5 mil destinos do Brasil e América do Sul.

+ posts do autor

Rede Viagem Livre

Este conteúdo – assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios – é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Article source: https://viagem.catracalivre.com.br/geral/viagem-acessivel/indicacao/conheca-10-passeios-em-ubatuba-alem-das-praias/

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *