Comentário sobre As melhores cidades para apreciar arte de rua por lanyards

O grafite moderno nasceu como um meio de agressão e contestação dos espaços urbanos. Mas com o tempo, essa forma de expressão, que já foi (e muitas vezes ainda é) considerada vandalismo, ganhou uma representatividade cultural muito significativa e hoje em dia é uma das formas de arte mais proeminentes no mundo.

Atualmente, painéis de artistas de rua como Banksy e Os Gêmeos, que estão espalhadas pelo mundo inteiro, chegam a valer muitos dólares.

Embora grande parte das obras tenha migrado para as galerias e museus de arte, a força desses movimentos está nas ruas das grandes metrópoles. Essa arte dá voz e vida para o concreto das cidades e constitui parte fundamental da cultura urbana. Explorar as vias de qualquer cidade do mundo em busca desses trabalhos artísticos é uma excelente maneira de conhecer melhor o local e enriquecer sua viagem.

Nós separamos aqui uma lista das melhores cidades para apreciar arte de rua:

Paris, França

arte-de-rua1arte-de-rua1arte-de-rua1

Créditos: arte-de-rua1

 

Normalmente, quem vai a Paris espera visitar o Louvre e a Catedral de Notre Dame, mas a Cidade Luz tem muito mais do que museus e igrejas para oferecer. Em suas ruas você vai encontrar um dos cenários mais ricos de arte de rua da atualidade. Cidade natal de pioneiros do movimento como BlekLe Rat, a capital da França é hoje um dos principais centros de arte urbana do mundo e suas ruas reúnem obras de artistas de todos os lugares do planeta.

A forma de expressão que por várias décadas foi considera crime, hoje é abraçada e incentivada pela prefeitura da cidade. Lugares como Le M.U.R e a Pont des Arts exibem grafites que atraem muitos turistas e enriquecem as paisagens da cidade. Até mesmo em igrejas como Notre-Dame-de-la-Croixé possível encontrar essa forma de arte contemporânea que contrasta com os séculos de história da arquitetura local. Se você está planejando uma viagem a Paris, além de fazer reserva nos hotéis e contratar um seguro viagem, não se esqueça de agendar um tour para ver a arte de rua da cidade, você não vai se arrepender.

Londres, Inglaterra

arte-de-rua2arte-de-rua2arte-de-rua2

Créditos: arte-de-rua2

 

Banksy é talvez um dos artistas de rua mais famosos e conceituados depois de Basquiat. Apesar de sua carreira ser rodeada por diversas controvérsias e acusações de plágio, o artista inglês é um dos responsáveis por trazer a cultura do grafite para o mainstream. E embora sua arte esteja espalhada pelo mundo inteiro, de Nova York à faixa de Gaza, há um sentimento especial em apreciar suas obras em Londres. Na cidade onde ele começou sua carreira, você ainda pode encontrar seu trabalho em diversas ruas.

Além de Banksy, é claro que você vai encontrar diversas outras obras espalhas pela rua da capital inglesa. Assim como em Paris, a cidade oferece diversos passeios turísticos pelos principais pontos onde o movimento do grafite acontece.

Nova York, Estados Unidos

arte-de-rua3arte-de-rua3arte-de-rua3

Créditos: arte-de-rua3

 

É impossível falar de arte de rua sem mencionar Nova York. A cidade que nunca dorme é o berço do grafite moderno e até hoje reúne sobre suas paredes e muros uma série de trabalhos de artistas de todos os lugares. Foi nos metros da cidade que durante a década de 70 o movimento do grafite começou a se popularizar, diversos grafiteiros pintavam à noite, de forma ilegal, os trens que exibiam suas intervenções, em geral seus nomes em letras grandes e coloridas, por toda a cidade.

Na década de 80 com artistas como Basquiat e juntamente com o movimento do hip hop, o grafite ganhou muita notoriedade em Nova York e acabou se difundindo pelo mundo inteiro. Hoje, a cidade que influenciou o grafite mundial, recebe influência de artistas de diversos países, inclusive o Brasil. Assim como as outras cidades desta lista, há diversas excursões turísticas para quem quer conhecer mais sobre a história e cultura da arte urbana.

Berlim, Alemanha

arte-de-rua4arte-de-rua4arte-de-rua4

Créditos: arte-de-rua4

 

Assim como Nova York, a cultura urbana na capital da Alemanha é muito agitada e reúne, principalmente nos bairros que faziam parte da antiga Alemanha Oriental, diversas obras de artistas de todo o mundo.
A história do Grafite na cidade está fortemente atrelada à divisão do país e ao muro de Berlim. A barreira, que separava a parte oriental da parte ocidental da cidade, era completamente colorida por pinturas de um lado e branca do outro. Talvez poucas imagens ilustrem de forma tão marcante a diferença entre os dois regimes como a presença e a ausência de grafite em cada um dos lados do muro de Berlim.

Nas partes do muro que foram preservadas você ainda encontra grafites daquela época, mas talvez o local mais interessante para se visitar seja East Side Galery, onde, sobre um pouco mais de um quilômetro do Muro de Berlim, mantido intacto, encontram-se as obras de mais de 100 artistas. Além das obras sobre o antigo muro, também é possível encontrar arte de rua por toda a cidade e diversas excursões para turistas.

São Paulo, Brasil

arte-de-rua5arte-de-rua5arte-de-rua5

Créditos: arte-de-rua5

 

Você não precisar visitar outros países para conhecer as obras mais criativas e originais do universo do grafite, basta andar pelas ruas de São Paulo para encontrar as intervenções de artistas mundialmente conhecidos como os Gêmeos, Nina Pandolfo, Nunca, Zezão e muitos outros. A maior cidade da América do Sul é também um dos principais centros da arte de rua no mundo.

Em um cenário mundial em que o grafite está cada vez mais homogeneizado, os artistas brasileiros surgem como um sopro de renovação para a arte, agregando elementos da cultura regional e da realidade do país para criar uma estética única.

Na maioria das ruas das cidades você vai se deparar todo tipo de intervenção artística, elas estão literalmente por toda a cidade. Mas os melhores locais para encontrar arte de rua na cidade são: o beco do Batman na Vila Madalena, o bairro do Cambuci, de onde os Gêmeos vieram e o Museu Aberto de Arte Urbana, que fica na av. Cruzeiro do Sul na zona Norte da cidade. Você pode visitar esses locais sozinhos ou até mesmo se juntar a uma excursão turística.

Article source: https://viagem.catracalivre.com.br/geral/mundo-viagem/indicacao/as-melhores-cidades-para-apreciar-arte-de-rua/comment-page-1/#comment-21793

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *