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Cinco fatos que você precisa saber sobre inbound marketing: o marketing do futuro

(*) Por André Bernert

O inbound marketing é uma das estratégias mais recentes do marketing digital e propõe um planejamento de conteúdo para falar com determinado público-alvo com o objetivo de atrair e fidelizar clientes. Ou seja, a venda se torna resultado de um trabalho qualificado e específico.

O “novo marketing” tem como base desenvolver campanhas com um conteúdo que visa conquistar o interesse das pessoas ao invés de comprá-las. Por isso, as empresas devem considerar essa tática como uma oportunidade de melhorar o negócio como um todo e não apenas sair na busca “desenfreada” por novos clientes, o que vem tornando-se comum no ambiente digital.

Mas, como toda nova tendência de marketing digital, há fatos não tão claros para gestores, empresas e profissionais da área. Por isso, listo cinco deles que você precisa saber para lhe ajudar a entender de que forma as estratégias de inbound marketing podem contribuir para aumentar receitas, reduzir gastos e, principalmente, fazer a diferença no dia a dia das pessoas que interagem com o seu negócio.

1. Conteúdo é o rei

Empresas que priorizam manter um blog conseguem ter 13 vezes mais chances de alcançar um ROI positivo, ou seja, é preciso enxergar que o conteúdo deve ser o grande centro das atenções e usado para educar ou entreter com o objetivo de conquistar o cliente. Bem diferente das campanhas que tem como objetivo as publicidades que empurram para a venda. Com conteúdo, as empresas fortalecem seus valores.

2. Interação

Com a comunicação interativa, de ambos os lados, o cliente sente que há um relacionamento real com a empresa, o que acaba gerando um vínculo. Para a empresa, além da fidelização, esse tipo de estratégia ajuda a reduzir custos, já que a implantação do inbound marketing custa 62%, em média, mais barato que o marketing tradicional.

3. A internet é a fonte de clientes

Cerca de 93% dos processos de compra começam com uma busca online, assim como 72% dos executivos dizem que as mídias sociais ajudam no fechamento de negócios. Porém, isso só é possível com a geração de um conteúdo que faz a diferença no dia a dia das pessoas. Além das técnicas de otimização de conteúdo (SEO), é necessário oferecer, cada vez mais, de maneira estratégica, as ofertas por meio de landing pages, e-books, infográficos e webinars como moeda de troca pelas informações dos usuários.

4. Integração com vendas

Para muitas empresas, trabalhar de maneira integrada as áreas de marketing e vendas pode ser um grande desafio. Mas, com as estratégias de inbound marketing é possível que, após o trabalho de geração e qualificação dos leads, feito pelo marketing, a equipe de vendas entre apenas com o objetivo de efetivar a venda. Isso porque, atualmente, cerca de 60% do processo de compra já estão feitos quando o consumidor entra em contato com o vendedor. Além disso, empresas que se destacam em nutrição de leads geram, em média, 50% mais vendas a um custo menor.

5. Marketing do futuro

O inbound marketing tem sido considerado o marketing do futuro por muitos profissionais da área por aliar estratégia, redução de custos, aumentar receitas e gerar fidelização para as empresas. Mas, antes mesmo do “futuro” chegar, em meio à crise econômica que o Brasil tem enfrentado, por exemplo, as empresas se encontram no eterno dilema entre reduzir custos ao mesmo tempo em que é preciso manter e gerar mais receita. Diante desse cenário, as empresas começaram a descobrir que é possível desenhar uma nova estratégia de marketing em que o investimento é menor que o retorno.

(*) André Bernert é vice-presidente da Abradi-SC (Associação Brasileira de Agentes Digitais Santa Catarina) e sócio proprietário da Clint Digital
 

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