Cidades do sertão de Pernambuco atraem turistas com produção de …

  •  

pernambuco_estrelas_vinho (Foto: Antonio Melcop/Divulgao)Enoturismo cresce e mostra o Sertão pernambucano

Em meio à paisagem monocromática da Caatinga pernambucana, entre mandacarus e xique-xiques, os parreirais de uvas brancas e tintas saltam aos olhos em cidades como Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó. Há cerca de 40 anos, o Vale do São Francisco aposta no cultivo de uva para exportação e para produção de sucos, vinhos e espumantes de alta qualidade, hoje reconhecidos internacionalmente.

E pra quem acha que os cerca de 300 dias de sol anuais, temperaturas sempre altas e pouca chuva atrapalhariam o desenvolvimento da planta, a realidade é justamente o contrário. São justamente esses fatores da Caatinga, unidos a um sistema eficiente de irrigação com as águas do Velho Chico, que garantem safras de qualidade o ano inteiro, diferentemente de regiões mais tradicionais. Com isso o Vale do São Francisco já é responsável por mais de 15% da produção nacional de vinhos finos.

Qualidade atrai turistas

Os fãs de vinho e de espumantes já voltaram os olhos para o lugar e não param de rumar ao Vale, fazendo o enoturismo ganhar força na região. Para chegar às vitivinícolas dá para partir de Petrolina de carro, mas também há agências de turismo que oferecem planos com alimentação, visita e passeios pelo São Francisco.

Além disso, os tours oferecem a oportunidade de se conhecer as plantações de uvas, conferir como é produzida a bebida e, claro, a melhor parte, degustar os vinhos e espumantes. E se isso for feito a bordo de um catamarã nas águas do Velho Chico? Não tem como ficar mais romântico o passeio, né.

pernambuco_estrelas_vinho_2 (Foto: Antonio Melcop/Divulgao)Velho Chico banha cidades da região

Os atrativos turísticos na rota do vinho

Mas não é só o enoturismo que vale a pena na região, que tem a imensidão do São Francisco como um de seus grandes atrativos. E há diversas opções de passeios que incluem navegar e banhar-se nas águas do rio.

Petrolina, maior cidade do Sertão de Pernambuco, é um convite para o turista ficar mais tempo pela região. O Velho Chico é o cenário para passeios que revelam as belezas locais, ilhas, corredeiras e as praias fluviais, com destaque para as da Ilha do Rodeadouro, com águas tranquilas e boa infraestrutura.

A cidade ainda tem construções históricas como a Igreja de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, que começou a ser construída em 1858, e a Catedral Sagrado Coração de Jesus, de 1929 – onde está um relógio doado por Padre Cícero. Petrolina é também um polo gastronômico para quem quer experimentar os diferentes preparos da carne de bode e carneiro. Outro local interessante para quem quer conhecer melhor a vida na região é o Museu do Sertão. Já para quem gosta de artesanato, o Ateliê Mestre Quincas é imperdível. Na culinária, vale passar pelo Bodódromo, para degustar diversos tipos de pratos feitos com bode.

Pin It

Comments are closed.