Gastronomia, Principais

Chef Aldo Teixeira ensina receita tradicional italiana: Tiramisú

O Tiramisù é a quinta palavra da cozinha italiana mais conhecida no mundo, sendo a primeira entre as sobremesas, ficando atrás apenas das palavras pizza, spaghetti e mozzarella. O queijo mascarpone, o chocolate e o café são os principais ingredientes do doce que ficou popular entre os brasileiros tanto pelo seu sabor, quanto pela energia.

O mascarpone utilizado na receita é tradicional da Lombardia, na Itália, sendo um tipo de creme de queijo produzido a partir da mistura de creme de leite com ácido cítrico. É frequentemente confundido com ricota ou queijo cottage. Por seu sabor delicado e levemente adocicado, é bastante utilizado em molhos e sobremesas. O mascarpone pode ser facilmente encontrado nos supermercados, mas é fácil para ser feito em casa também. Basta aquecer o creme de leite (500g) até começar a ferver, adicionar suco de limão (1 colher de sopa), cozinhar até talhar (três a cinco minutos depois de adicionar o suco). Quando começar a ficar granulado, desligue o fogo e deixe descansar por 30 minutos. Em seguida, despeje o creme dentro do escorredor forrado com pano e cubra com outro pano. Mantenha escorrendo o líquido por uma hora e depois disso leve para geladeira por cerca de oito horas e está pronto o mascarpone.

Com o mascarpone pronto você pode fazer a receita do Tiramisù do chef Aldo Teixeira.

Tiramisù

Tempo de preparo: 40 min

Serve: 8 pessoas

Ingredientes

6 ovos médios

120 g de açúcar

500g de mascarpone

Café coado para molhar os biscoitos

Cacau a gosto para polvilhar o doce

300 g biscoito champanhe

Modo de preparo:

Para obter o melhor resultado, é importante adotar dois pequenos truques:

• 15 minutos antes de iniciar o procedimento, retire o Mascarpone da geladeira;

• Os ovos devem estar em temperatura ambiente.

Em seguida, separe a gema da clara.

Bata as claras em neve com duas colheres (sopa) de açúcar já pesado, as claras devem ter uma consistência muito densa e sólida. Reserve.

Bata a gema com o restante do açúcar até ficar homogenia, misture o queijo mascarpone e bata na batedeira por 1 minuto, se bater muito pode virar manteiga.

Misture a gema com queijo e as claras em neve, com o fué de silicone, mas delicadamente para não perder o ponto das claras em neve.

Molhe a bolacha no café, mas muito rápido, ela não pode ficar encharcada.

Montagem

Em uma forma monte bolacha, acrescente o creme, polvilhe com o cacau, repita uma nova camada

Coloque o Tiramisù na geladeira por pelo menos duas horas antes de servir


Sobre Chef Aldo Teixeira:

Desde 1976 inserido no universo gastronômico, chef Aldo Teixeira é reconhecido por seus preparos e por estar à frente de três restaurantes: La Forchetta, La Terrina e Fiori D´ Itália. O chef deixou estampado em sua trajetória a paixão por desafios e a necessidade de se reinventar e aprender constantemente. Um dos reflexos dessa personalidade foi seu livro “Cozinhando com Frutas”. Depois de ser parabenizado em um dos festivais de gastronomia que participou por seus cardápios que carregam sabor frutado, o chef imergiu nos estudos com o propósito de reunir todas as informações para quem também é entusiasta desse universo. Entre pesquisas e testes, chegou a 46 receitas que congregam entradas, pratos principais e sobremesas com frutas em sua composição. No livro é possível encontrar receitas aclamadas do chef como a Codorna recheada de pera com molho de cassis e o Filé com tamarindo.

Confira mais matérias no MídiaTuris:
http://www.midiaturis.com.br/dez-lugares-imperdiveis-para-visitar-em-toronto/

Siga o MídiaTuris nas redes sociais:

Twitter: https://twitter.com/MidiaTuris

Instagram: https://www.instagram.com/midia.turis/

Facebook: https://www.facebook.com/MidiaTuris/

Sobre o autor

Uma pessoa livre e que adora fotografar todos os lugares que tem a oportunidade de visitar. Amo viajar e escrever sobre os mais diversos temas. Tenho 21 anos e sou uma jornalista apaixonada por novas experiências. Principalmente aquelas que são capazes de despertar o meu profundo interesse em conhecer o mundo e escrever sobre os mais memoráveis momentos da minha trajetória.
Aproveite!