Chapada dos Veadeiros abre inscrições para travessia com pernoite

É na temporada de seca que o parque nacional mais místico do Brasil mostra sua versão profunda e isolada.

O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) acaba de anunciar a abertura das inscrições para a Travessia das Sete Quedas, uma caminhada de 23 km de extensão que só acontece na temporada de seca, no interior do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no nordeste de Goiás.

Créditos: Wikimedia Commons

Cachoeira das Sete Quedas, na Chapada dos Veadeiros

A trilha, que pode ser feita em até dois dias, só está aberta para visita quando baixa o nível do Rio Preto, permitindo assim a passagem dos visitantes. Segundo o ICMBio, é uma caminhada que passa por diferentes aspectos do Cerrado, como campos rupestres, veredas e cerrado strictu sensu, acompanhando o Rio Preto, em uma trilha histórica da época do garimpo, conhecida como Fiandeiras.

Na ocasião de seu lançamento, em 2013, a experiência foi considerada a primeira trilha com pernoite formalizada, em Goiás.

Quem passa a noite em pleno Cerrado tem como única opção permitida de hospedagem um camping simples com área delimitada para barracas e banheiro seco.

Créditos: Wikimedia Commons

Travessia das Sete Quedas, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás

Durante a caminhada, o visitante passa por atrativos naturais como o Cânion 1 e as pequenas cachoeiras das Sete Quedas, próximo ao camping.

A trilha termina na rodovia GO-239, a 12 km de São Jorge e a 24 km de Alto Paraíso, dois dos destinos mais populares da Chapada dos Veadeiros. Para retornar, é possível contratar, previamente, um traslado com operadoras locais ou pedir caronas (segundo os próprios organizadores, a prática é bastante comum na região).

Para percorrer a Travessia das Sete Quedas, algumas regras devem ser respeitadas.

Créditos: Marco Antonio Sousa Reis/Wikimedia Commons

Travessia das Sete Quedas, em Goiá

A trilha só é permitida na temporada de seca, entre maio e outubro, de 3ª a domingo (em julho, a entrada é liberada também às segundas-feiras). Diariamente, apenas 30 pessoas podem passar a noite na trilha.

O agendamento deve ser feito com três dias de antecedência, em relação à data de entrada no Parque. Para quem vai encarar a caminhada em um único dia, pode ser feito até o dia anterior ao início da trilha.

É recomendado começar a caminhada até às 10h do primeiro dia, para não chegar ao camping de noite.

Roteiro

⇒ No primeiro dia de trilha são 16 km de caminhada; e 7 km, no segundo dia;

⇒ As setas vermelhas devem se seguidas até o Cânion 1, a primeira atração natural do roteiro. Dali, setas laranjas indicam a trilha seguinte, onde ocorre a primeira travessia do Rio Preto;

⇒ A etapa seguinte é na Fiandeiras, trilha histórica da época do garimpo;

Créditos: ICMBio

Travessia das Sete Quedas, uma caminhada de 23 km

⇒ O final dessa trilha é no camping das Sete Quedas, às margens do Rio Preto, onde é possível se banhar no Rio Preto e nas quedas d’água das Sete Quedas;

⇒ No segundo dia é feita mais uma passagem de rio. Outros 6 km são percorridos até o Posto da Mata Funda, como é chamada a torre de observação de incêndios da Brigada de Incêndios Florestais do ICMBio;

⇒ A caminhada segue por estrada de terra até a Rodovia GO-239, onde o visitante deve depositar na caixinha de correio o cartão de identificação entregue no início da trilha. A prática indica que você concluiu a travessia.

SAIBA MAIS

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Tel.: (62) 3455-1114 / [email protected]

Camping Sete Quedas
R$ 18 (pernoite por pessoa). O pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) deve ser feito com antecedência e, exclusivamente, no Banco do Brasil.

Clique aqui para agendamento e confira a lista de guias que atuam na trilha.

Imagem AutorImagem Autor

+ posts do autor

Rede Viagem Livre

Este conteúdo – assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios – é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Pin It

Comments are closed.