Challenge deve injetar cerca de R$ 10 milhões no turismo de Maceió

Um dos maiores circuitos de triathlon do mundo, o Challenge Maceió, que começa nesta quinta (20) e vai até 23 de agosto, está trazendo para Maceió cerca de 5 mil pessoas entre atletas e acompanhantes que permanecem por pelo menos 4 dias na cidade. De acordo com estudo da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), os turistas que viajam para a prática de esportes gastam de quatro a cinco vezes mais do que o turista comum. A projeção dos organizadores é que o evento movimente cerca de R$10 milhões na cidade através do fomento de diversos negócios como hospedagem, alimentação, transfer, comércio, entre outros serviços.

De acordo com o organizador do evento, Marcos Pradines, a geografia privilegiada e a estrutura da orla de Maceió foram condições estratégicas para trazer o evento internacional para a cidade. Os 1.100 atletas inscritos para a etapa em Alagoas incluem atletas de elite e amadores vindos de mercados emissores tradicionais como São Paulo e Rio de Janeiro, além de países de diferentes partes do mundo como Suécia, Alemanha, Holanda e Singapura.

O secretário municipal de Promoção do Turismo, Jair Galvão, ressalta a vocação da capital para sediar eventos ao ar livre. “Talvez, poucas cidades do País ofereçam condições tão harmônicas para realização desse circuito quanto Maceió. Além de uma enseada abrigada de águas tranquilas e belíssimas, possuímos ótimas vias para a corrida e o ciclismo no sentido litoral sul com um visual singular. Eu tenho certeza que este cenário vai despertar o interesse dos atletas, que podem divulgar nosso potencial para todo o mundo e também voltar para explorar a cidade como turistas de lazer”, afirma o secretário.

Durante o evento, alguns hotéis dos bairros Ponta Verde e Jatiúca, onde vão acontecer as provas, registram taxa de ocupação de mais de 80%. Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH/AL), Mauro Vasconcelos, a realização de eventos desse porte é estratégica para garantir o aquecimento do turismo em Maceió na baixa temporada, além de inspirar os moradores da cidade a se iniciarem na prática dos mais diversos esportes. Além das provas principais, serão realizas uma corrida feminina de 5 km e uma mini prova de triathlon para as crianças. “Serão competições bem leves e lúdicas para estimular a participação de toda a família”, explicou Marcos Pradines.

Para Vasconcelos, o triathlon é apenas um dos estilos de eventos que podem ajudar a amenizar a sazonalidade em Maceió. “Temos estrutura e potencial para sediar provas de corrida, surfe e stand up, por exemplo, entre outras atividades náuticas. São oportunidades que servem como uma verdadeira vitrine para a cidade”, ressalta o presidente da ABIH/AL. “Somadas à agenda de congressos e conferências de negócios no destino, essas competições podem significar mais equilíbrio para o trade turístico o ano todo”, acrescenta o presidente.

Centro de Atendimento ao Turista no Challenge

Durante o evento, a Secretaria de Promoção do Turismo de Maceió (Semptur) estará atendendo os visitantes no estande da Prefeitura que ficará ao lado da Praça Multi Eventos, na Pajuçara. “Nestes dias, Maceió receberá centenas de atletas, jornalistas esportivos e turistas. É uma oportunidade única para divulgarmos os atrativos naturais e culturais de nossa cidade. Vamos disponibilizar o mapa de Maceió com informações em português, inglês e espanhol, além de guias de bares e restaurantes”, explica Maria Cristina Quirino, coordenadora geral de operações da Semptur.

Pin It

Comments are closed.