Catalunha comemora 150 anos do arquiteto Puig i Cadafalch

Quando se fala em arquitetura e modernismo catalães, o primeiro nome que vem à mente é Antoni Gaudí, o gênio que criou obras-primas como a Sagrada Família e a La Pedrera. Mas um outro expoente do movimento artístico e arquitetônico, também conhecido como “art nouveau”, deixou edifícios importantes na Catalunha, principalmente em Barcelona.

Trata-se de Josep Puig i Cadafalch (1867-1956), cujos 150 anos de nascimento se celebram este ano com uma série de atividades na Catalunha e também em Nova York e Paris, onde deu aulas na Universidade Sorbonne, durante seu exílio da Guerra Civil Espanhola (1936-1939).

Créditos: Divulgação/Turisme de Barcelona

A Casa de les Punxes é uma das obras emblemáticas de Puig i Cadafalch

O governo catalão destinou € 300 mil para as comemorações, com a realização de exposições, seminários, itinerários e conferências, entre outros. Veja a programação completa no site oficial.

Entre suas obras emblemáticas, que seduzem turistas de todo o mundo que visitam a capital catalã, está a Casa Amatller (1900), que projetou para o empresário Antoni Amatller Costa, dono de uma marca de chocolate que leva seu sobrenome –e que conta com uma loja no térreo. O edifício combina o estilo neogótico com um telhado escalonado, inspirado nas casas holandesas.

Confira a reportagem de  Augusto Pinheiro no site da RFI.

Pin It

Comments are closed.