Casal do ES faz mochilão por 21 países para estudar agricultura

Pedro Henrique e Fernanda mostram últimos preparativos para viagem (Foto: Arquivo Pessoal)Pedro Henrique e Fernanda mostram últimos preparativos para viagem (Foto: Arquivo Pessoal)

“Roteiro terrestre pelos países do continente latino-americano, conhecendo  as histórias que se revelam por trás da produção de alimentos”. Assim os professores Pedro Henrique Gomide Lucci, de 27 anos, e Fernanda Carvalho, de 30, definem a aventura que começa nesta quinta-feira (5). Com apenas uma mochila nas costas, o casal vai passar um ano percorrendo  21 países, num roteiro que contempla do Uruguai ao México. O objetivo, segundo a dupla, é por em prática um sonho em comum, além de reunir conhecimentos práticos e registros sobre assuntos como a produção de alimentos e o abastecimento urbano.

Namorados há cerca de dois anos, Pedro Henrique e Fernanda tinham um sonho em comum: deixar de lado o conforto de casa para colocar o pé na estrada e conhecer novos países e culturas. Mas o projeto, hoje intitulado ‘Nosotros Latinos’, precisou esperar.  “A gente tinha esse sonho, mas também tínhamos a prioridade de concluir nossos estudos, então isso foi sendo adiado”, contou Pedro Henrique.

Cumpridos os compromissos acadêmicos – no caso dele, o mestrado em geografia e, no caso dela, a graduação em ciências sociais – os dois puderam dar vida ao projeto. Segundo Fernanda, o ano de 2014 foi dedicado ao planejamento da viagem e a atividades que visavam reunir recursos para a aventura. “Eu fiz uns bicos dando aula de ioga, por exemplo, e ele também deu aulas de geografia em escola pra juntar dinheiro. Nos últimos meses, saí do aluguel e fui morar na casa dele pra economizar e reverter a quantia para a viagem”, explicou Fernanda.

O casal sai de Vitória nesta quinta-feira, com destino a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Lá, eles ficam durante 10 dias, e em seguida dão início ao roteiro, que contempla Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala, Belize e México.

O objetivo dos dois é reunir os conhecimentos adquiridos na viagem e transformá-los em projetos de doutorado e mestrado. “Há algum tempo, a gente vem estudando questão dos alimentos, da agricultura, do abastecimento… O objetivo é conhecer a agricultura da América Latina, descobrir modelos de produção de alimentos e culinária”, explicou Pedro Henrique. “Esse é o momento de unir paixões, contribuir para o estudo da produção de alimentos, da alimentação orgânica, familiar, e realizar um sonho pessoal”, disse Fernanda.

Planejando gastar uma média de 1,5 mil por mês, o casal pretende cumprir o roteiro através de ônibus, barcos e caronas. “A previsão é cumprir a maior parte do trajeto de ônibus, por vias terrestres, mas vão ter regiões que não têm vias terrestres, então vamos percorrer de barco. E também vamos usufruir da carona, que é uma cultura comum e segura em alguns países”, disse Pedro Henrique.

Toda a aventura do casal vai ser contada em um blog, o ‘Nosotros Latinos’, que ainda reúne apenas a expectativa gerada pela incerteza do desconhecido. A certeza, por enquanto, é de que em março de 2016, muitas histórias e experiências vão ter abastecido o site.

Pin It

Comments are closed.