Campo de batalha sangrenta é hoje refúgio natural sereno nos EUA

O Riacho de Antitetam, lugar tranquilo no antigo campo de batalha (Foto: Cal Woodward/AP)O Riacho de Antitetam, lugar tranquilo no antigo campo de batalha (Foto: Cal Woodward/AP)

Os campos de Antietam, em Maryland, nos Estados Unidos, já foram palco de uma violência inimaginável. Agora, as colinas e os prados do lugar exalam paz.

A serenidade é tanta que é fácil esquecer que foi lá que ocorreu a batalha de um dia mais sangrenta dos Estados Unidos, durante a Guerra Civil Americana. No combate de 12 horas, em 17 de setembro de 1862, mais de 23 mil homens morreram, ficaram feridos ou desapareceram.

Foi a primeira invasão da Confederação no Norte do país, a um custo enorme para os dois lados. Placas espalhadas pelo lugar descrevem tudo o que aconteceu lá. No centro de visitantes, um documentário conta a história dos acontecimentos.

Passeio de bicicleta e concertos

O campo de Batalha de Antietam, nos EUA, hoje é um campo tranquilo e florido (Foto: Cal Woodward/AP)O campo de Batalha de Antietam, nos EUA, hoje é um campo tranquilo e florido (Foto: Cal Woodward/AP)

Mas esse não deve ser o motivo principal para visitar o Campo de Batalha Nacional de Antietam. As vistas de tirar o fôlego e as trilhas para passear em meio à natureza fazem do lugar uma escapada bucólica em todas as estações, a pouco mais de uma hora de Washington.

O solo ótimo para pedalar encoraja passeios de bicicleta. Várias vezes ao ano, são celebrados concertos ao ar livre e eventos do tipo.

Mais de 23 mil velas são acesas todo mês de dezembro para sinalizar as perdas na batalha de Antietam (Foto: Cal Woodward/AP)Mais de 23 mil velas são acesas todo mês de dezembro para sinalizar as perdas na batalha de Antietam (Foto: Cal Woodward/AP)

Mas quem quiser sentir o impacto dos acontecimentos históricos por lá deve ir em dezembro, quando ocorre uma cerimônia na qual mais de 23 mil velas são dispostas em fileiras pelos campos. Cada uma simboliza uma perda.

Pin It

Comments are closed.