Calico, uma cidade fantasma entre Los Angeles e Las Vegas

Conhecendo os Estados Unidos de carro? Que tal conhecer uma verdadeira cidade fantasma? Vem com a gente se sentir num verdadeiro filme de velho Oeste.

Ano passado viajamos pelo oeste americano, e passamos pelos Estado da Califórnia, Alabama e Nevada. Durante quase todo o percurso vimos plaquinhas para Ghost Town. Ficamos curiosos e resolvemos conhecer Calico, uma cidade fantasma de verdade.

unnamedunnamed

Créditos: Arquivo pessoal

 

Quando eu falo de verdade, significa que a cidade de fato existiu e teve habitantes. Algumas outras Ghost Town foram construídas apenas para turistas, são bem fakes. Pesquisamos em vários sites e escolhemos essa.

Lá fomos nós. Seguimos na rodovia que liga Los Angeles à Las Vegas e bem no meio do caminho encontramos Calico. Localizada numa região bem desértica, a cidade parece um pontinho no meio do nada.

Entrada da cidade fantasma de Calico,a na CalifrniaEntrada da cidade fantasma de Calico,a na Califrnia

Créditos: Arquivo pessoal

Entrada da cidade fantasma de Calico,a na Califórnia

Uma perfeita cidade do velho Oeste, Calico foi criada no ano de 1881 durante a corrida do ouro no Oeste americano.

Essas cidades eram construídas as pressas por mineiros e aos poucos iam se desenvolvendo para as necessidades básicas dos habitantes. Sabe aqueles filmes de velho oeste? Então, isso mesmo. Terra de ninguém.

Carroa antiga em CalicoCarroa antiga em Calico

Créditos: Arquivo pessoal

Carroça antiga em Calico

A cidade era voltada para a mineração da prata. Quando a prata perdeu o seu valor, por volta de 1890, a cidade foi abandonada pelos seus habitantes, tornando-se “uma cidade fantasma”, assim como tantas outras da mesma época.

Em 1950 a cidade foi restaurada para se parecer exatamente como nos tempos da prata. Contando com 5 construções originais. É tudo tão bem feito que é impossível distinguir o que é original, o que foi reconstruído e o que é “novo”.

Posto dos Bombeiros de CalicoPosto dos Bombeiros de Calico

Créditos: Arquivo pessoal

Posto dos Bombeiros de Calico

A cidade possui diversas atrações, entre elas a Maggie Mine. Uma visita à mina da cidade construída em 1880.  Dali que era retirada a prata que fazia existir a cidade. Juro, é uma graça.

Me senti nos desenhos do “Pica-Pau”. Só faltou o pé de pano!

Loja de Souvenir Loja de Souvenir

Créditos: Arquivo pessoal

Loja de Souvenir

Também é possível dar uma voltinha pela região num tour histórico de trem. O trem é uma réplica daquela que funcionava em 1880. São 20 milhas de percurso que te levam além do tempo, por trilhos de madeira com a paisagem incrível e desconhecida do deserto californiano.

Para os mais radicais, é possível fazer o tour off-road, de quadrículo, que te leva pelo deserto num percurso incrível pela região.

Mina de PrataMina de Prata

Créditos: Arquivo pessoal

Mina de Prata

O passeio que leva em média 4 horas. Não conseguimos fazer porque o frio estava cortando a cara! Achei que fosse congelar.

Adoramos a visita. Ficamos por umas 2 horas andando pela cidade curtindo a nostalgia e tirando fotos bobas. Por ali encontramos lanchonetes e restaurantes. Você pode aproveitar a parada e almoçar no verdadeiro estilo caubói.

1/5

Crédito da imagem: Arquivo pessoal

Restaurante

2/5

Crédito da imagem: Arquivo pessoal

Taberna

3/5

Crédito da imagem: Arquivo pessoal

Bairro Chinês

4/5

Crédito da imagem: Arquivo pessoal

Trem que leva ao tour

5/5

Crédito da imagem: Arquivo pessoal

Entrada do Cemitério de Calico

A visitação pode ser feita das 9h às 17h. É permitido a entrada de animais e o parque ainda possui área de camping.  Bem ao lado de um antigo cemitério!!! Eu não durmo ali nem que me paguem!!!

Relato por Guilherme Amaral, do blog  A Imensidão ao Seu Lado

Pin It

Comments are closed.