Cade encerra investigação e fecha acordo com Booking, Decolar.com e Expedia

Cade encerra investigação após denúncia do Fohb

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) acaba de fechar um acordo com as agências online Booking, Decolar.com e Expedia que restringe o uso da cláusula de paridade – onde os hotéis, em troca de usarem as plataformas, são proibidos de cobrarem preços menores do que aparecem no site dessas agências na internet.

O acordo porém não proibe os hotéis de oferecerem um preço menor em outros canais de vendas offline como agências de turismo físicas, atendimento telefônico e balcão de reservas. Por outro lado, o Cade diz que a paridade de preços poderá ser utilizada em alguns casos, afim de evitar que os clientes usem as plataformas online para consulta de preços, mas que fechem as vendas direto com os hotéis.

As agências online poderão manter contratos com a proibição de que hotéis ofereçam menores preços em seus sites ou sites de grupos econômicos ao público geral. Mas poderá cobrar tarifas e dar condições melhores em áreas não acessíveis ao público geral.

Esses acordos entre agências online e Cade terão validade por três anos. A investigação do órgão teve início em 2016 após denúncia feita pelo Fohb.

Com informações do site UOL

Pin It

Comments are closed.