Cáceres terá ciclo de capacitação para o Turismo de Natureza

Como um Estado rico em biodiversidade, Mato Grosso é um grande polo do turismo de natureza e o setor vem se capacitando e evoluindo cada dia mais. Auxiliando nessa evolução o Projeto “Bichos do Pantanal” realizará em Cáceres um ciclo de “Capacitação para o Turismo de Natureza”. O curso vai ocorrer em duas etapas, a primeira, acontece em 25 de maio, quinta-feira, e terá a presença do pesquisador-chefe do projeto, Douglas Trent.

Leia mais:
Concurso vai dar a crianças o título de ‘Embaixadores Bichos do Pantanal’ e passeio pelo Rio Paraguai
Bichos do Pantanal vai plantar mais de duas mil mudas de ipês na entrada de Cáceres

O Projeto Bichos do Pantanal é realizado pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental. Seu principal objetivo é ampliar o conhecimento científico e a preservação de importantes espécies da fauna pantaneira, por meio de visitas e do mapeamento das áreas contempladas pelo projeto. “Todo guia profissional de natureza deve saber inglês e reconhecer as espécies pelo nome científico. Esse é o padrão mundial para o turismo de natureza no mundo. E é esse tipo de formação que esperamos oferecer aos guias da região”, explica Trent.

Neste ciclo de formação serão abordadas as formas de identificação de uma região para o ecoturismo comunitário e como realizar um plano de trabalho com as comunidades que pertencem a área. Também será detalhada a questão da receptividade ao turista, com tópicos como: o designer de pousadas, treinamento de funcionários, distribuição de lucros e transparência, estratégia de marketing e a formação de guias.

O coordenador do Projeto, Douglas Trent, comenta o objetivo do evento de capacitação. “A ideia é criar uma nova cadeia do turismo de natureza no Pantanal de Cáceres, no Mato Grosso, garantindo que sejam oferecidos padrões internacionais aos turistas que visitem a região. Esse é o público que aceita pagar bem para visitar o Pantanal e que pode acrescentar muito ao desenvolvimento da região”, afirma Douglas.

O curso vai ocorrer em duas etapas, a primeira, com aula teórica, ocorre no dia 25 de maio, quinta-feira, e será ministrada por Douglas Trent, pesquisador-chefe do Projeto Bichos do Pantanal. O segundo ciclo vai ocorrer em junho. As inscrições e a participação são gratuitas e estão disponíveis no SITE. As aulas vão ocorrer na Escola Estadual Professor Natalino Ferreira Mendes, em Cáceres.

O evento é voltado para estudantes, profissionais de turismo, guias, piloteiros e pescadores, agricultores familiares, agências e operadores de turismo, proprietários de restaurantes e barco-hotéis entre outros.

Pin It

Comments are closed.