Braztoa debate desenvolvimento sustentável no turismo

Magda homenageia Itaipu Binacional

Magda homenageia Itaipu Binacional

Debater a sustentabilidade e sua importância para o futuro do país e da perenidade das empresas. Foi assim que começou neste domingo, dia 29, a Convenção Braztoa 2017, na Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR). O local para esta edição é mais que apropriado, já que a cidade e a Itaipu são referências em sustentabilidade no Brasil. E o tema, mais que atual. A ONU declarou que 2017 será o Ano Internacional do Turismo Sustentável.

“A Braztoa assumiu o papel do turismo sustentável e criou diversos projetos para dar luz a uma nova forma de se ver e fazer o turismo. Essas ações servem de norte para que nossas atividades possam ser sustentáveis e que nosso negócio se mantenha por si só”, declarou Magda Nassar, presidente da Braztoa

Com o objetivo de debater o tema, a Braztoa promoveu neste primeiro dia de Convenção o Seeds (Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável), um ciclo de palestras ministradas pelos jurados e parceiros do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. A ideia é ampliar a compreensão da indústria do turismo a respeito da sustentabilidade com viés econômico, social e ambiental.

ITAIPU BINACIONAL

Fabiano Nogueira, da Itaipu Binacional

Fabiano Nogueira, da Itaipu Binacional

De acordo com Jaime Nelson, coordenador de Turismo da Itaipu, desde sua construção a usina tem em seu DNA a preocupação com a sustentabilidade. E desde 2003 tem um plano estratégico com foco no turismo. Pensando no futuro e em como Foz do Iguaçu e seus atrativos irão receber o turismo, já que a cada ano o fluxo de turistas cresce em média 18% só nas Cataratas. Para pensar sobre o amanhã, a Itaipu criou o Laboratório de Turismo Sustentável. Segundo Fabiano Nogueira, da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, o objetivo é pegar situações locais e seus entraves e discutir boas práticas; a partir disso criar novas formas de aplicar a sustentabilidade para que não se perca qualidade e governança. O Laboratório deseja formar uma rede de especialistas disposto a contribuir com o entorno das Cataratas do Iguaçu.

RAINFOREST ALLIANCE

Ronald Sanabria, da Rainforest Alliance

Ronald Sanabria, da Rainforest Alliance

Dando sequência às palestras, Ronald Sanabria, da Rainforest Alliance, apresentou um estudo que mostra que cada vez mais os turistas estão preocupados em consumir produtos e destinos que tem a sustentabilidade como atributo para assegurar a competitividade e a qualidade de seus serviços turísticos. “Sustentabilidade não é só a preocupação com o meio ambiente, é também com a segurança, com a acessibilidade, com a limpeza e salubridade, e até com o preço”, disse. Nos últimos anos, os turistas da América Latina se mostraram 13% mais propensos a comprarem produtos e serviços socialmente sustentáveis, ter um consumo consciente. “A sustentabilidade é considerada parte do produto, como o wifi nos hotéis, por exemplo, é um entendimento do novo consumidor”, explicou.

MINISTÉRIO DO TURISMO

Isabel Bernasque, do Mtur

Isabel Bernasque, do Mtur

Finalizando o ciclo de palestras, Isabel Bernasque, coordenadora Geral de Informações Institucionais, falou sobre a Campanha Mares Limpos. Segundo ela, um estudo mostrou que entre 60 e 90% do lixo no mar é composto por plástico. E que uma estimativa aponta que se nada for feito, até 2050 haverá mais plástico do que peixe nos oceanos. “O Mtur em parceria com diversos outros órgãos governamentais tem um trabalho muito forte de prevenção às questões da poluição plástica nos mares. Precisamos efetivamente trabalhar para conscientização de um consumo mais responsável, trazer isso para nossas vidas e empresas”, disse. Ela ainda falou da criação de uma câmara temática do Mtur para discutir temas relacionados à sustentabilidade social e ambiental. o primeiro tema a ser trabalhado será o turismo social, traçando diretrizes sobre o tema, e a seguir, a sustentabilidade será o foco.

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