Braga tem tudo para ser capital da promoção do vinho verde

Braga tem tudo para ser capital da promoção do vinho verde

Braga

  • 2016-09-02
  • visitas (74)
  • comentários (0)

autor

Patrícia Sousa

Braga tem tudo para ser a “capital da promoção do vinho verde”, assegurou, ontem, o vereador do Desenvolvimento Rural da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, durante a apresentação da segunda edição do Verde Cool, que arranca na próxima segunda-feira. “Braga tem centralidade e dimensão para fazer uma iniciativa acolhedora. E quando o fizermos em Braga, os produtores de vinho vão querer vir. Aqui fazemos e fazemos bem de forma a ter sucesso e dimensão”, assumiu.

A Câmara Municipal de Braga, continuou o vereador, “teve o dom de colocar o tema e o produto da região no mapa, dando-lhe mais dignidade”. E depois do sucesso do Vinho Verde Fest e da primeira edição do Verde Cool o ano passado, Altino Bessa acredita que “com esta força e dinamismo” para o ano o Verde Cool, que este ano já teve um aumento de 50 por cento de estabelecimentos aderentes, ultrapassará os 40 espaços de restauração.

“Hoje Braga tem oferta de um copo de vinho verde, há consumo e o sucesso de iniciativas como o Vinho Verde Fest e Verde Cool foram o ‘click’ para a valoriazação do produto”, defendeu.
Também o chefe de Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de Braga, António Barroso, destacou o facto do Verde Cool trazer “para a cidade o enoturismo e aquilo que é muito nosso: os petiscos e o vinho verde”.

E António Barroso esclareceu: “a iniciativa pretende dar continuidade à epoca alta de Agosto e será um grande complemento para toda a oferta cultural do Theatro Circo e GNRation”.
O Verde Cool é, ainda nas palavras daquele responsável, “uma marca importante para a dinamização e convívio de final de tarde, valorizando a economia”.
O trabalho em rede também mereceu destaque.

Projecto de sucesso contribui para qualificação da oferta

A partir de segunda-feira e até ao dia 9 de Outubro pode saborear um petisco, acompanhado por um copo de vinho verde, por 2,5 euros, em 33 espaços de eleição. O Verde Cool, uma iniciativa promovida pela Associação Comercial de Braga (ACB), veio para ficar, já que esta segunda edição, apresentada ontem, conta com mais 50 por cento de estabelecimentos aderentes face a 2015, chega também a Amares e Vila Verde e prolonga-se por mais dias. Este projecto de “sucesso”, que está a contribuir para “qualificar a oferta”, tem tudo para continuar a crescer.

Para esta segunda edição, “espera-se um envolvimento activo das empresas na promoção das suas iguarias e vinhos verdes, bem como uma grande aceitação do conceito ‘Verde Cool’ por parte dos consumidores”, sublinhou, durante a apresentação do certame, o presidente da ACB, Domingos Macedo Barbosa.

Com base, ainda na opinião daquele responsável, “numa oferta comercial cada vez mais qualificada, apelativa e diversificada, Braga continua a afirmar-se como destino de compras e lazer de excelência em Portugal”. E Domingos Macedo Barbosa foi mais longe: “é neste contexto que esta iniciativa, intrinsecamente associada à promoção da gastronomia e vinhos como produto turístico estratégico para Portugal e a nossa região, está a ser desenvolvida, enaltecendo o contributo diferenciador dos produtos regionais qualificados para a economia e emprego da região”.

Também presente na conferência de imprensa, Marco Sousa, delegado da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, definiu o Verde Cool como “um projecto de sucesso”, tendo em conta a adesão de mais estabelecimentos e marcas de vinho. “Hoje mais do que promover um destino já falamos na qualificação da oferta e este projecto vai nesse sentido com a promoção do que é nosso e genuíno, quer na gastronomia quer nos vinhos”, constatou.

Para Marco Sousa importa “dar continuidade” a este projecto, tendo como objectivo “oferecer cada vez mais experiências com produtos estratégicos”.
Já Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura dos Vinhos Verdes, destacou as “parcerias fundamentais” para o sucesso deste projecto. “É o turismo que está a apoiar o desenvolvimento enorme do vinho verde”, constatou aquele responsável. Mas Manuel Pinheiro deixou o alerta: “o vinho é prazer, conhecimento e moderação. O Verde Cool convida a degustar um petisco e um copo de vinho verde e até visitar a cidade, mas é preciso beber com moderação”.

O crescimento da iniciativa em número de dias, de estabelecimentos e de marcas associadas mereceu também destaque daquele responsável, que assinalou o dia de ontem como “especial”, já que também se realizou a primeira vindima do ano, em Celorico de Basto.
Fomentar o consumo de vinho verde e estabelecimentos especializados, associar a experiência de consumo de vinho verde e petisco a um estilo de vida cosmopolita e a um momento de confraternização e contribuir para o enriquecimento da experiência turística e da imagem do destino ‘Braga’ continuam a ser os objectivos da iniciativa Verde Cool.


Bookmark and Share


  • imprimir
  • <!–

  • gerar pdf
  • –>

Comente este artigo

comentários

Últimos artigos das categorias relacionadas

Pin It

Comments are closed.