Bombardier amplia alcance de CS100s e CS300s para voos de longa distância

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CS100 e CS300

Mal começou a comercializar e operar os CS100s e CS300s, e a fabricante canadense Bombardier já decidiu ampliar o alcance das duas aeronaves a fim de realizar operações a partir de aeroportos restritos. As modificações, que incluem diferentes configurações para a instalação dos slats e flaps, além de mudanças no processo de aceleramento da aeronave, resultou em um aumento de 276km no alcance do modelo CS100. Estas mesmas medidas também levaram o modelo CS300 a ter um alcance extendido em 830km.

Para a Bombardier, as mudanças fazem do CS100 uma opção viável para operar rotas de média e longa distância, com um alcance total que chega a 4.350km. Com isso, de acordo com o responsável pelo desenvolvimento da família CSeries, Rob Dewar, seria possível realizar voos com o CS100 a partir de Londres com direção à Nova York (JFK) sem escalas, isto se a capacidade for alterada para apenas 42 assentos Business Class. Dewar ainda afirma que a aeronave pode voar non-stop de Londres para Dubai com 80 passageiros, e para Moscou com até 108 pessoas a bordo.

A capacidade e o alcance padrão destas aeronaves quando saem de fábrica, no entanto, são diferentes. O CS100, que tem um custo de US$ 62 milhões em preço de tabela, pode acomodar de 100 a 133 passageiros dependendo das configurações estipuladas por cada cliente, mas está padronizado para receber 117 assentos em duas classes. Já o CS300, com valores de mercado que chegam a US$ 71 milhões, pode acomodar até 160 passageiros também dependendo de cada configuração, embora o padrão estipulado pela Bombardier seja de 148 assentos em single-class e até 137 assentos em duas classes.

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