Boeing cogita desenvolver nova aeronave para a família 737: o B737 MAX 7X

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Se a especulação virar realidade, a Boeing passaria a comercializar o B737-800NE, o B737 MAX 8 e o B737 MAX 7X

Os próximos anos serão de muitas pesquisas e desenvolvimento para a norte-americana Boeing. Nesta quinta-feira (21), a empresa confirmou a proposta de desenvolver um novo modelo para sua família 737 MAX. O objetivo da norte-americana, com a possível nova invenção, seria criar um substituto do mesmo patamar que os seus atuais 737 MAX 7, mas que tenha mais assentos e um maior alcance. Desta maneira, a fabricante tentaria afastar ainda mais a concorrência neste mercado disputado de aeronaves single-aisle.

Não é segredo para ninguém que as encomendas para o atual 737 MAX 7 estão desaceleradas, com apenas 60 ordens firmes no momento realizadas pelas empresas Southwest e Westjet, transações que a Boeing já considera até cancelar. Nos corredores da fabricante, o 737 MAX 7X já está na “boca do povo”. Seria definitivamente uma aeronave menor do que o 737 MAX 8, com cerca de 150 assentos, bem acima dos 126 ofertados pelo 737 MAX 7, embora a fabricante norte-americana tenha se recusado em comentar sobre o assunto.

Este seria apenas mais um capítulo de uma série de dúvidas que a Boeing precisa esclarecer nos próximos anos, desde a concorrência direta com a francesa Airbus, até a olhada fatal pelo retrovisor a fim de verificar a atual situação operacional de fabricantes que começam a incomodar, como a francesa Bombardier e a chinesa Comac. A Boeing ainda tem outra pedra gigante no sapato para resolver (e logo!). Brigar de igual para igual com a família A320neo da fabricante francesa.

No começo do ano, após sofrer algumas alfinetadas sobre o assunto e admitir que existe de fato uma lacuna entre as famílias 737 e 787 de aeronaves comerciais, a fabricante norte-americana Boeing parecia já caminhar para a decisão de lançar novas aeronaves agora em 2017. A primeira solução seria criar uma derivação da família já existente: a 737, projeto bem menos ambicioso e que traria ao mercado uma variante maior, mais potente, eficiente e moderna do que os já fabricados 737 MAX. A segunda opção seria bem mais cara: criação de uma família inteira de aeronaves categoria “midsize” (média), o que estaria acima da família 737 MAX e abaixo da família 787 Dreamliner.

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