Azul distribui malas para passageiros e economiza R$ 40 mil; entenda

azul

Eleita pelo Trip Advisor como a terceira melhor companhia, atrás apenas da Emirates e Singapure. A Azul se destaca pelo excelente serviço prestado aos passageiros. Essa é, inclusive, uma política da companhia que dá carta branca aos funcionários para resolverem as situações da melhor maneira para o cliente. “Aqui, raramente um funcionário será cobrado por ter oferecido algum crédito, voucher ou vantagem para o passageiro visando resolver uma situação. Pelo contrário, ele será cobrado se não oferecer”, brinca o CFO da empresa, Alex Malfitani.

Um exemplo dessa atitude foi a ajuda dada a um passageiro frequente da companhia. O cliente estava atrasado e perderia o voo. Como costumava viajar muito pela Azul, o cliente ligou para um gerente da companhia. Este se ofereceu para estacionar o carro do passageiro, acelerando o processo e fazendo com que ele pudesse passar pelo raio-x. Ao embarcar, a chave e o ticket do estacionamento estavam no balcão da aérea esperando pelo passageiro.

As atitudes visando o melhor conforto dos clientes já renderam, inclusive, grandes economias para a aérea, ao contrário do que se pode imaginar. De acordo com a diretora de Aeroportos da Azul, Bete Antunes, a companhia passou a oferecer malas novas para os passageiros que reclamavam de danos nas malas. A ação, além de agradar os clientes, também foi benéfica para a companhia. A atitude gerou uma economia de R$ 40 mil para a Azul. “Tínhamos o gasto de buscar a mala na casa do cliente, mandar arrumar e devolver. Hoje, o passageiro já sai com uma mala nova. Conseguimos adequar a satisfação do cliente com uma economia para a empresa”, enfatiza Antunes.

Novo Tudo Azul

Visando esses clientes fiéis, a Azul está querendo modificar seu plano fidelidade, o Tudo Azul. Segundo o CFO, hoje o programa, assim como outros programas, atua como um contrato, oferecendo benefícios àqueles que voam mais com a companhia. E isso, não necessariamente significa que o cliente é fiel à empresa. “Por exemplo, as vezes posso ter um cliente da categoria diamante, a mais alta da empresa, que faz todas suas viagens com a Azul mas não necessariamente está satisfeito com a companhia. Ele pode fazê-lo por falta de opção, seja em malha ou por acordo corporativo. Já um cliente Topázio – categoria mais baixa – viaja bem menos por ano, mas faz todas as viagens com a Azul. E adora os serviços. Queremos beneficiar esse cliente também”, enfatizou.

Assim, a aérea está pensando ainda em um novo modelo para identificar esses personagens e realizar ações espontâneas que beneficiem esse passageiro que não consegue – ou demoraria muito – para alcançar a posição Diamante. “Vamos fazer ações pontuais. Mas a ideia é sempre agradar o cliente, fugindo do ‘contrato’ previsto pelo cartão fidelidade”, finaliza.

Você sabia?

Durante um voo internacional, mais de 300 itens entre adoçantes até um travesseiro, são levados a bordo da aeronave.

Por mês, são consumidos 5 milhões de snacks a bordo. Sendo 1,5 milhão de balas de goma. É o item mais consumido pelos passageiros. Na sequência vêm as batatas chips: 800 mil unidades por mês, seguido pelo amendoim (754 mil). Nas bebidas, o primeiro item é água, com 800 mil unidades, seguida pela Coca-cola: 500 mil garrafas. Nada saudáveis: o item menos consumido é a maçã: 76 mil unidades.

Além disso, mensalmente a companhia transporta 7,7 mil passageiros com necessidades especiais todos os meses; 475 mil em conexão; e realiza 22 mil voos.

Existe uma política na empresa para que as bagagens sejam entregues o mais rápido possível. Em 86% das vezes a primeira mala é entregue em até 10 minutos e a última em até 16 minutos.

Ao todo, 2.894 funcionários atuam pela Azul nos aeroportos operados pela empresa.

Pin It

Comments are closed.