Após “renascer”, meta da Alitalia agora é retomar lucros e expandir frota internacional

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Em 2015, por exemplo, a Alitatia reduziu seus custos em mais de US$ 400 milhoes de dólares

Enquanto a Alitalia segue firmemente o seu plano estratégico de ao menos manter os números de 2015, agora para 2016, o mais novo CEO Cramer Ball, por sua vez, espera ir além e retomar a lucratividade da companhia ao fim do ano. É bom lembrar que uma nova Alitalia começou suas operações no dia 1° de janeiro de 2015, seguindo os cerca de US$ 2 bilhões de recapitalização que foram responsáveis por dizimar as dívidas, sem falar no mais novo investidor que já de cara é dono de 49% de suas ações: a Etihad Airways.

“O acordo com a Etihad Airways foi fundamental para a sobrevivência e relançamento da Alitalia no mercado”, frisou o chairman Luca Cordero di Montezemolo, durante conferência de imprensa em Roma, na Itália. “Atualmente, a estabilidade é o nosso grande objetivo, já que precisamos coordenar a estabilidade de nosso gerenciamento, de nosso conselho de diretores e a estabilidade de nossos acionistas”, completou di Montezemolo, que ainda acredita que a companhia está na metade do caminho de sua transformação, que terá a duração média de três anos. “Estamos reduzindo custos e iremos registrar lucro a aprtir de 2017 se permanecemos totalmente focados”.

Em 2015, por exemplo, a Alitatia reduziu seus custos em mais de US$ 400 milhoes de dólares, além de aumentar seu marketshare em voos provenientes da Italia em 4 pontos percentuais, ao garantir uma fatia de mercado que chega aos 30% atualmente. Sob nova direção, a companhia já realizou o retrofitting de 122 de suas cabines, fez o upgrade de seus lounges business, melhorou o serviço de bordo e treinou os mais de 9.000 funcionários.

E por conta disso, o CEO da Alitalia não quer suas aeronaves vazias. Não satisfeito com a média de ocupação de 76,2% em 2015, Ball quer levar a taxa para a casa dos 80% já este ano. “Isto é inaceitável. Agora, estamos mirando dos 80% para cima”, completou.

Desde o seu renascimento, a Alitalia já compartilhou mais de 470.000 passageiros com a Etihad, e parece que vem muito mais por aí. Isto porque, o presidente e CEO do Grupo Etihad, James Hogan, afirmou que acredita no potencial da parceira Alitalia dentro do mercado internacional, tanto é que quer aumentar para 40 o número de aeronaves focadas em rotas de longa distância, um pouco menos do que o dobro da quantidade que a italiana possui no momento: 24 aeronaves.

Para isso, a Alitalia já recebeu duas unidades do A330s e já planeja receber um B777-200ER em 2016, seguido de um B777-300ER e de outro A330, em 2017. “Estamos avaliando as opções para adicionar novas aeronaves à frota de longa distância da Alitalia”, disse o CEO Cramer Ball. “Não temos maiores detalhes no momento, mas estamos de olho em toda nossa malha aérea internacional, particularmente na América do Norte, e iremos discutir novas possibilidades de criação de parcerias de joint-venture”, completou.

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