Após pedido da Emirates, Airbus descarta possível desenvolvimento do A380neo

airbus-a380-on-ramp

Emirates terá 81 A380s em sua frota em breve

Enquanto muitas companhias aéreas vêm tentando mudar a tendência das frotas de suas aeronaves, ao encomendar cada vez mais as unidades de corredor único, conhecidas também como narrowbody, a Emirates Airline, por sua vez, maior cliente do A380, segue outro caminho e está prestes a receber o seu 79° superjumbo. Se depender do CEO Tim Clark, ainda vem mais encomendas por aí. “Até o fim deste mês, nós teremos 81 A380s em nossa frota”, disse o CEO, já lembrando das outras duas unidades que estão em fase final de desenvolvimento.

No entanto, para a Emirates continuar sendo um “freguês de carteirinha” do A380, a Airbus vai precisar realizar algumas modificações no futuro a fim de, ao menos, aprimorar a eficiência energética da aeronave. Tim Clark afirma que, caso a Airbus não cogite a possibilidade de desenvolver um A380neo, por exemplo, “que coloque novos e maiores winglets nas pontas das asas para nossas futuras encomendas, que tudo estará bem”, destacou.

Para aqueles que não possuem tanto conhecimento sobre os detalhes da aviação, o winglet é um componente aerodinâmico posicionado na extremidade da asa de uma aeronave, que tem por função diminuir o arrasto induzido. Como consequência, os motores trabalham (um pouco) menos, e com isso o consumo de combustível acaba sendo menor. “Porém, não existem planos para winglets maiores nos atuais A380s”, lamentou Clark.

O presidente e CEO da Airbus, Fabrice Brégier, por sua vez, já descartou qualquer possibilidade de desenvolvimento do que seria um A380neo, além de abordar as dificuldades que enfrentaria caso winglets maiores fossem, de fato, desenvolvidos. “Depende de nossos planos estratégicos. O A380 não é um programa fácil de controlar. Cada vez que precisamos investir em uma de nossas aeronaves, precisamos olhar, também, para o retorno de todo este investimento”, frisou o CEO. “Não temos planos no momento em relação ao A380”, completou.

Por outro lado, o CEO Tim Clark foi questionado se o número de A380s que possui em sua frota não seria exagerado. “Oh não, nunca é suficiente! O A380 é nosso xodó! Ele é o nosso único ponto de vendas, é uma aeronave que possui suas vantagens no mercado”, disse o CEO, que ainda finalizou anunciando a mais nova rota operada pelo superjumbo: Nice, na França.

Pin It

Comments are closed.