Airbus entrega 1° A320neo com motores LEAP-1A by CFM International

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Pegasus Airlines não terá problemas com o A320neo com motores LEAP-1A by CFM

A Airbus arrumou uma alternativa para os problemas encontrados nos motores Pratt Whitney PW1100G dos seus A320neos. Desde abril, a fabricante francesa de aeronaves oferece aos clientes a opção por motores LEAP-1A da CFM International, ao invés de ter que lidar com os imbróglios encontrados no PW1100G. E nesta quinta-feira (21), a turca Pegasus Airlines se tornou a primeira companhia no mundo a receber um A320neo com motores by CFM.

“A entrega marca o começo da renovação de frota da Pegasus com a aeronave mais eficiente do setor, ostentando as últimas novidades em tecnologia, aerodinâmica, motores e conforto”, disse Mehmet Nane, CEO da Pegasus Airlines. “Temos uma ambiciosa expansão estratégica e o A320neo vai ser vital para isto”, completou o executivo.

Segundo fontes do setor, o A320neo com motores Pratt Whitney ainda sofre com algumas restrições devido ao hardware e ao software, que após o acionamento necessita manter a marcha lenta por três minutos. O problema impede que a aeronave inicie os procedimentos de taxi, algo considerado extremamente sério em aeroportos movimentados, podendo comprometer inclusive a utilização de slots.

Este problema, a Pegasus Airlines não vai ter, companhia que já encomendou mais de 100 unidades do A320neo.
Quem está feliz (e aliviado!) é o CEO e presidente da Airbus, Fabrice Brégier. “Estamos contentes em entregar nosso primeiro A320 powered by CFM International à Pegasus Airlines”, disse. Com o LEAP-1A, o A320neo proporciona uma economia de combustível de dois dígitos, enquanto reduz a emissão de CO2 em 20% até 2020.

Quem está decepcionado é Akbar Al Baker, CEO da Qatar Airways, companhia que seria a pioneira no recebimento do A320neo como motores PW. Tanto é que o executivo não quer nem saber da possibilidade de trocar os motores para CFM, e já confirmou o início das conversas com a Boeing a fim de tomar uma decisão que mudaria o rumo da frota de aeronaves de corredor único de sua companhia: a aquisição de 30 unidades da família B737. Caso concretizado, o negócio traria um certo alívio às operações, após problemas referentes ao A320neo.

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