Agências contabilizam prejuízos e esperam providências

O pedido de recuperação judicial da Nascimento Turismo – uma das mais tradicionais operadoras, com 53 anos de atividade – na semana passada começou a pesar no caixa de agências de turismo. Empresários do ramo ouvidos pela reportagem do Jornal de Jundiaí Regional informaram que a empresa confirmou, nesta segunda-feira (25), que apenas os bilhetes aéreos contratados estão em dia, mas os terrestres (reservas de hotel e passeios, por exemplo) não foram pagos.

“Eu já tive que pagar R$ 15 mil do meu bolso para refazer o pacote dos meus clientes, isso considerando só quem tem viagem marcada para junho. Esse valor deve subir ainda mais porque eu tenho clientes embarcando até outubro”, conta Silvino Inocêncio, proprietário de uma agência.

Já Ana Paula Mariano estima que vai gastar pelo menos R$ 6 mil para cobrir as reservas de hotéis e passeios pagos por nove clientes de sua agência cujos serviços ficaram a cargo da Nascimento Turismo. “Enviei um e-mail nesta segunda-feira para a ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) cobrando um suporte jurídico, mas ainda não obtive retorno”, disse Ana Paula.

Uma das suas principais preocupações é em relação aos clientes que pagaram os pacotes com cheques, pois estes ficaram em poder de um banco. “A Nascimento está nos orientando a pedir para os clientes sustarem os cheques e contratar novamente os serviços com outros fornecedores. No entanto, quem garante que os bancos não vão cobrar dos clientes esses cheques depois? É esse apoio da ABAV que estamos requisitando”, diz.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a ABAV diz que emitiu um comunicado às agências associadas dando instruções de como prosseguir nesse caso. Segundo o comunicado, para os casos em que as viagens foram pagas à vista e existir fornecedor não quitado, a ABAV orienta a associada a cobrar urgente posicionamento da Nascimento Turismo, inclusive por escrito, para que a agência possa tomar outras providências. A associação que representa os empresários do ramo afirma, ainda, que possíveis prejuízos materiais da agência de turismo “poderão ser questionados com a Nascimento Turismo”.

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