Adega Mayor Seleção Branco 2016: Um branco tropical do Alentejo

A Adega Mayor, localizada junto às vinhas plantadas na Herdade das Argamassas, é a concretização de um sonho antigo do Comendador Rui Nabeiro, pelo génio de Siza Vieira, um prémio Pritzker.

A ideia é colocar Campo Maior na rota internacional do enoturismo, uma homenagem à arquitetura do vinho e da vida, mas tudo depende do que sai da vinha e da adega.

Nesta região do Alentejo, existem 160 hectares de vinha cultivada, dos quais 135 são na Herdade das Argamassas e os restantes 25 na Herdade da Godinha. Os cachos são colhidos à mão e depositados em caixas de 15 quilos, sendo rapidamente rebocados para a adega. Começa aqui a dedicação e carinho que depois se comprovam em cada cálice. E a confirmação do acerto desta produção foi reconfirmada há poucos dias, quando os vinhos da Adega Mayor voltaram, uma vez mais, a brilhar em provas internacionais ao serem premiados, pela quarta vez consecutiva, no concurso alemão Mundus Vini e serem reconhecidos, pela segunda vez consecutiva, por Robert Parker, crítico de vinhos de renome internacional.

Sendo tantas e tão ricas as nossas possibilidades de escolha neste clube de eleitos recentes da Adega Mayor, optámos desta feita pelo Adega Mayor Seleção Branco 2016, premiado com Medalha de Ouro e distinguido como Best of Show Alentejano White no Mundus Vini 2017.

“Um vinho que abre os sentidos aos instantes foi selecionado não só como um dos melhores do mundo, mas também eleito como o melhor vinho branco da região do Alentejo. Vinho elegante e alegre, rico em aromas a frutos tropicais maduros e algumas notas de casca de citrinos. De cor cristalina, revela na boca um exotismo, uma estrutura e persistência surpreendentes. Para a mesa ou para a esplanada, uma companhia bastante versátil”, defende a informação dstribuída pela Adega Mayor.

Regressemos ao campo (Maior). Mal chegadas à adega, as uvas mereceram uma criteriosa selecção manual. Foram totalmente desengaçadas e esmagadas e após um curto periodo de maceração pelicular, transfegou-se o mosto, ocorrendo a seguir a decantação estática. A fermentação evoluiu em depósito de inox a temperaturas controladas de cerca de 15ºC.

Após o normal período de estágio em depósito, o vinho foi loteado, estabilizado e engarrafado. Seguidamente descansou em garrafa até ao momento do seu lançamento.

Segundo as notas de prova da Adega Mayor, este vinho apresenta “aspeto límpido e brilhante, apresenta cor amarela citrino”.

No aroma, destaca-se a frescura e o exotismo, anotando-se “registos de lima e flor de limoeiro em equilíbrio com notas de fruta branca e uma agradável sensação mineral”.

“Na boca é jovem e vibrante, segue o perfil do nariz, apontamentos tropicais de ananás fresco que nos conduzem a um final quase doce, fresco e persistente”, destaca a Adega Mayor nas referidas notas de prova.

O Adega Mayor Seleção Branco 2016 é aconselhado como companhia prazenteira e bastante flexível para a mesa ou para a esplanada. Em termos gastronómicos, “pelo seu caráter e elegância, este vinho é um excelente aperitivo e a companhia perfeita para pratos de peixe, marisco ou carnes brancas”, defendem os responsáveis da adega de Campo Maior.

Pin It

Comments are closed.