A Evasões de 13 de outubro, gratuita à sexta com o DN e o JN

1. Enoturismo no Dão
As paisagens são austeras, as vinhas feitas de pequenas parcelas, escondidas por vezes entre manchas de pinhal, fragas de granito, muros de pedra. Mas o Dão exige apenas que se olhe com olhos de ver. Foi o que fizemos, e descobrimos um punhado de quintas e adegas que nos levantam a questão: estaremos perante o próximo grande destino português de enoturismo? Arquitetura, boa mesa, onde ficar, gente que vale a pena conhecer, vinhos para o futuro – não lhe falta nada.

2. As outras mesas de Viseu
Sabe o viajante avisado que em Viseu se come bom cabrito, polvo de antologia, bacalhau como manda a regra. Mas… e o resto? Haverá espaço para quem quer variar da cozinha de substância? Há, pois: sushi sem invenções, boas pizas, uma marisqueira que nada deve às do litoral, cozinha vegetariana, comida saudável e mais.

3. Ficar no centro da cidade
Hotéis com espírito boutique, guesthouses e hotelaria de aura clássica, para quem quer ficar em Viseu sem perder de vista o centro histórico.

4. Passear em redor de Castro Daire
Arroz de feijão com salpicão cozido, aldeias de granito e paisagem serrana, e uma quinta estrategicamente isolada que é o paraíso para quem procura paz e sossego, a meia hora de Viseu.

 

Leia também:

Comer à grande e à espanhola em Lisboa? Por supuesto, tío
Monsaraz: a vila em colina que é um tesouro por descobrir
Bola Falafel: a comida kosher israelita à prova no Porto

Pin It

Comments are closed.