A Dinamarca na tela do cinema e da TV

O belo e inovador reino da Dinamarca não inspira apenas contos infantis e projetos de design, mas também influencia a mente de vários artistas na hora de criar e produzir filmes e séries de TV. Uma ótima forma de fazer um aquecimento pré-viagem ou mesmo na hora de criar o seu roteiro pelo país é assistir diversas dessas obras que usaram as lindas paisagens como cenários.

Divulgação/Visit Copenhagen

Divulgao/Visit CopenhagenDivulgao/Visit Copenhagen

O palácio Frederiksborg, em Hillerød, ao norte de Copenhague, serviu de cenário no filme “O Amante da Rainha”

Confira abaixo uma lista de filmes e séries que vão deixar você morrendo de vontade de ir conhecer a Dinamarca.

“O Amante da Rainha”

Foto: Jeans Bang/Divulgação

Indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro em 2013, “O Amante da Rainha” é um romance arrebatador que se passa no século 18 no tribunal do rei Christian 7º. Entre os protagonistas está um dos principais atores dinamarqueses, Mads Mikkelsen, também conhecido por suas atuações em “Hannibal” e “007-Casino Royale”. O ator interpreta um médico que tem um fadado caso de amor com a rainha. Faça um tour guiado de duas horas pelos belos e dramáticos palácios de Copenhague que inspiraram o premiado filme.

“The Killing”

A série policial dinamarquesa “The Killing” (“O Crime”) estreou em 2007 e virou um sucesso mundial, ganhando até uma versão americana de nome igual, que está no ar até hoje. A história gira em torno da investigadora, Sarah Lund, que a cada temporada investigava com sua equipe um caso de assassinato diferente.

Reprodução/en.troovel.com

Reproduo/en.troovel.comReproduo/en.troovel.com

Entrada do palácio de Christiansborg

Apesar da atmosfera sombria, a narrativa urbana mostra vários pontos turísticos de Copenhague, como o centro histórico, o icônico porto Nyhavn e o Palácio de Christiansborg. O tour/caminhada “Percorra os passos de Sarah Lund” passa por vários desses locais.

“Festa de Família”

O filme “Festa de Família” (1998) se tornou um clássico do cinema dinamarquês e foi a primeira obra do movimento audiovisual DOGMA 95, criado pelos diretores dinamarqueses Lars Von Trier e Thomas Vinderberg que marcaram a década com sua estética crua.

Ramblersen/Wikimedia Commons

Ramblersen/Wikimedia CommonsRamblersen/Wikimedia Commons

O castelo Skjoldenæsholm serviu de cenário no filme “Festa de Família”

O filme foi gravado no Castelo Skjoldenæsholm, que fica a poucos quilômetros ao sul de Copenhague, na ilha de Zelândia. Atualmente o castelo foi reformado e transformado em um excelente hotel, onde os hóspedes podem curtir as paisagens bucólicas e naturais, jogar golfe ou se deliciar com um bom prato. Os dramáticos penhascos brancos de Møns Klint, considerados um Patrimônio da Humanidade pela Unesco, estão próximos dali.

“The Bridge”

Parece irreal, mas a Dinamarca tem uma ponte que desaparece debaixo d’água! Cenário para o primeiro mistério a ser resolvido pela equipe policial de Copenhague em “The Bridge” (“A Ponte”), a ponte Øresund é também um importante personagem na trama e liga a Dinamarca à Suécia.

Jan kofod Winther/Divulgação

Jan kofod Winther/DivulgaoJan kofod Winther/Divulgao

Vista aérea da ponte Øresund, que liga a Dinamarca à Suécia.

Essa suntuosa obra de engenharia é a maior ponte rodoferroviária da Europa. Por conta do estreito ficar próximo ao aeroporto de Copenhague e também ter um fluxo naútico constante, metade dela foi construído acima do nível da água e a outra metade submersa em um túnel. Vale uma visita e passagem por ela.

As melhores fotos são aéreas, mas você pode admirá-la de longe na Amager Beach, ao sul de Copenhague, ou na estrada que vai para o norte da capital.

“Melancolia”

India Inc/Pinterest

India Inc/PinterestIndia Inc/Pinterest

O castelo de Egeskov, que fica na ilha de Funen

Drama visualmente deslumbrante regido pelo famoso diretor dinamarquês, Lars von Trier, e estrelado por Kirsten Dunst e Alexander Skarsgård. “Melancolia”, conta a história de duas irmãs durante um casamento, logo antes da Terra colidir com um planeta errante. Indicado a várias categorias do Oscars, o filme mostra as famosas pradarias dinamarquesas e seus campos floridos. Tanto na ilha de Funen, como na Jutilândia, esses cenários encantam até os menos sonhadores.

Pin It

Comments are closed.