5 roteiros de viagem na Europa baseados em filmes

A Europa é um dos continentes mais retratados no cinema. Inclusive, muitas cenas clássicas se passaram nos seus principais pontos turísticos. Um exemplo é a Fontana di Trevi, em Roma, que foi eternizada no icônico “La Doce Vita”, do cineasta Federico Fellini. Filmes de época ou contemporâneos, comédia ou dramas, o continente fascina pelos cenários. Uma experiência diferente é seguir os roteiros de seus filmes favoritos em uma viagem pela Europa.

“Pelas distâncias curtas é possível conhecer vários países e culturas em poucas horas e até minutos. A Europa é uma grande inspiração para muitos cineastas por suas belas paisagens tão diversas”, diz Elvira Marcos Salazar, vice-presidente da Comissão Europeia de Turismo no Brasil.

Fotos: Divulgação/CET/Shutterstock

Fotos: Divulgao/CET/Shutterstock Fotos: Divulgao/CET/Shutterstock

Grote Markt é parada obrigatória para os viajantes em Bruges, na Bélgica

O mais charmoso dos espiões, James Bond, é um dos maiores guias turísticos do velho continente. Somente seguindo o roteiro de seus filmes é possível conhecer Mônaco, Itália, Turquia, Espanha, Suíça, Noruega, Alemanha, Malta, Grécia, Islândia, Áustria e República Tcheca. Ideias de lugares é o que não falta na filmografia de “007”.

A ‘fase europeia” do cineasta Woody Allen garante uma grande inspiração para as próximas viagens: “Para Roma com amor”, “Vicky Cristina Barcelona”, “Meia-noite em Paris”, “Você vai conhecer o homem dos seus sonhos” e “Todos dizem eu te amo” trazem dicas bem interessantes de lugares para visitar.

Espanha: “Vicky Cristina e Barcelona”

A Casa Batlló, concebida pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí

 

A cinematográfica Barcelona, na Espanha, não é apenas um dos cenários prediletos do diretor Pedro Almodóvar. A arquitetura de Antoni Gaudí é o pano de fundo também do premiado filme de Woody Allen, “Vicky Cristina Barcelona”. Não é à toa que o filme leva o nome dessa pulsante cidade: sua vocação artística a transforma em uma das ‘personagens’ de Allen. Caminhe por Barcelona.  O Parc Guell é visita obrigatória. Aproveite e conheça a Casa Batlló  e a Pedrera (Casa Millà), ambas na Passeig de Grácia.  Os personagens Juan Antonio, Vicky e Cristina se conhecem no restaurante Quatre Gats. Gaudí e Picasso frequentavam o lugar –obrigatório para se deliciar quando estiver nessa cidade catalã.

Áustria: “Antes do Amanhecer”

Vienna_shutterstock_273264044Vienna_shutterstock_273264044

Dizem que a Trilogia “Antes do amanhecer” foi inspirada em um encontro do diretor do filme Richard Linklater com uma garota. Na história, os personagens Jesse e Céline se conhecem em um trem para Viena. O casal desembarca e decide passar esse tempo juntos enquanto conhece a cidade. Seguindo o roteiro do filme, faça um passeio pela Maria-Theresien-Platz. Depois vá aos museus Albertina Palais e Sigmund Freud. Tome um café e vá ao parque de diversões Prater. Se não estiver acompanhado, quem sabe encontrará alguém para viver um romance.

Mônaco – “007 Contra GoldenEye”

Monaco_-_Port_Hercule_shutterstock_235286461Monaco_-_Port_Hercule_shutterstock_235286461

O filme “007 Contra GoldenEye” é o décimo sétimo filme de espionagem da franquia James Bond. Neste filme, dos anos 90, o charmoso agente secreto é encarnado pelo ator Pierce Brosnan.  O elegante Casino de Monte Carlo, em Mônaco, faz parte dessa história. Pontos turísticos na Rússia, França e Suíça também fizeram parte do cenário desse filme. Mas, não precisa ter o treinamento de James Bond para visitar tantos países. Mônaco fica a 25 minutos de carro de Nice, na França. E quem quer chegar à 007 pode pegar um helicóptero do aeroporto de Nice e chegará em seis minutos.  Port Hercule, a Place du Palais, o museu naval e seus jardins, o Japonês, o   Exotique e o Princess Grace Rose Garden são lugares obrigatórios para conhecer.

Itália – “Cartas para Julieta”

Italia_-_Fontana_de_TreviItalia_-_Fontana_de_Trevi

A personagem Sophie Hall, em “Cartas para Julieta”, responde uma carta deixada para a famosa personagem de William Shakespeare há algumas décadas. Ela não muda somente a vida de um casal separado no passado, mas sua própria vida. Aproveite que está em Verona e conheça seus belos monumentos medievais, como a Arena, e as ruínas romanas. Mas, é claro o ponto principal é a ‘Casa di Giulietta’. Os personagens se hospedam em Siena e passeiam pela Piazza del CampoComo no filme, se aventure pela Toscana entre campos de girassóis, cidades medievais e paisagens idílicas –saboreando muito vinho. 

Bélgica – “Na mira do Chefe”

Bruges_shutterstock_176636213Bruges_shutterstock_176636213

A história se passa na cidade belga de Bruges, que tem influências medievais e preserva construções do século 15. Os matadores interpretados por Colin Farrell e Brendan Gleeson foram enviados para a cidade com o objetivo de descansar após uma missão difícil. No destino, visitaram pontos turísticos belíssimos como: o Grote Markt, centro comercial com composto por edifícios medievais, onde os turistas podem encontrar diversos restaurantes e lojas de presentes. Outro ponto especial da pequena cidade é a belíssima Catedral Sint-Salvator, um dos poucos edifícios em Bruges que sobreviveram aos anos sem danos.

Pin It

Comments are closed.