13 lugares para curtir Berlim sem gastar

Sabe quando você tem aquela vontade de virar para o seu amigo e falar “me belisca porque eu não acredito que estou aqui”? Foi o que eu senti quando pisei pela primeira vez em Berlim.

Isso foi em 2012 (depois acabei voltando com o Gabriel em 2015 de tanto que amei a cidade), uma sensação de estar de repente em cenários vistos em livro de história, filmes, internet… Berlim é daquelas cidades que chama a sua atenção a cada esquina, a cada prédio.

Nessas duas vezes pela capital alemã o que mais fiz foi andar, para cima e para baixo para conhecer mais sobre a cidade. Fui a diversos lugares, a grande maioria de graça ou bem baratinhos. Afinal, quem não gosta de economizar? Eu então, nem se fala!

Então para você se preparar para Berlim, trouxemos para você uma lista de 13 opções de passeios gratuitos para você fazer na cidade! Confira:

1 – East side Gallery

East-side-GalleryEast-side-Gallery

Um dos lugares mais visitados de Berlim, a East Side é uma galeria de arte a céu aberto, onde diversos artistas fizeram grafites na parte do muro de Berlim que está ainda preservada.

São 1.113 metros de extensão onde você poderá ver grafites como o Mein Gott hilf mir, diese tödliche Liebe zu überleben “Meu Deus, ajuda-me a sobreviver a este amor mortal”, em tradução livre, do artista russo Dmitri Vrubel.

2 – Alexanderplatz 

AlexanderplatzAlexanderplatz

É uma das principais praças de Berlim. Geralmente nos feriados e finais de semana o movimento é bem grande com artistas de rua, jovens bebendo cerveja sentados ao redor dela e crianças brincando.

É um lugar onde há uma grande estação de metrô que leva o mesmo nome, então é bem fácil de encontrar. Há muitas lojas ao redor caso você queira fazer suas comprinhas, há inclusive uma Primark (fica a dica).

Na praça fica o famoso relógio mundial, onde você pode conferir o horário das principais capitais pelo mundo. Além disso, estando lá também é possível ver um dos maiores cartões postais da cidade: a famosa torre de radiodifusão Berliner Fernsehturm que fica logo atrás da praça.

3 – Portão de Brandemburgo

Portao-de-BrandemburgoPortao-de-Brandemburgo

Localizado na Pariser Platz no bairro Mitte, o Portão de Brandemburgo hoje é um dos principais cartões postais da cidade. Já foi cenário de muitos acontecimentos históricos envolvendo a capital alemã.

Vale a pena visitar e sentir aquela mesma sensação que eu senti, de ter visto a foto daquele lugar em tantos livros e de repente ele está lá, na sua frente.

4 – Memorial do Holocausto

Memorial-HolocaustoMemorial-Holocausto

Fica bem perto do Portão de Brandemburgo. É também conhecido como Memorial dos Judeus Mortos da Europa e, como o nome já diz, é um monumento em homenagem aos milhares de judeus que foram mortos durante a 2ª Guerra. A obra conta com blocos de diversas alturas distribuídos em 19 mil m².

No subsolo há uma sala com o nome de cada um dos judeus que foram mortos no período do grande holocausto.

5 –  Checkpoint Charlie

Checkpoint-CharlieCheckpoint-Charlie

O Checkpoint Charlie era um posto policial que ficava na fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental. Ele foi construído logo depois que o Muro de Berlim foi erguido para controlar a passagem de soldados, membros Aliados e estrangeiros entre as duas partes.

O Checkpoint Charlie hoje é representado por uma cabine de controle. Também há um grande painel que, de um lado tem a foto de um soldado americano, do outro de um soldado soviético.

A placa que diz “Você está deixando o setor americano” ainda está lá.

Vale a pena passear pelo entorno! Não deixe de visitar o Museu Checkpoint Charlie que foi aberto em 1990, um ano depois da queda do Muro.

6 –  Potsdamer Platz

Potsdamer-PlatzPotsdamer-Platz

Outra praça importante de Berlim é a Postdamer Platz. Repleta de prédios modernos, entre eles você também vai encontrar fragmentos do Muro de Berlim.

Fica há aproximadamente 1 km do Portão de Brandemburgo.  Vale a pena conferir! Confira a lista completa dos 13 lugares para conhecer de graça em Berlim.

Por Juliane Soares, do blog Viajar com Pouco

Acompanhe o Viajar com Pouco nas principais redes sociais: Facebook, Instagram e Snapchat: viajarcompouco onde você pode acompanhar detalhes do nosso dia a dia.

Pin It

Comments are closed.