Destinos

10 destinos perfeitos para ecotrips no Brasil

O Brasil continua a liderar o ranking de países com a maior biodiversidade e recursos naturais do planeta, de acordo com relatório The Travel Tourism Competitiveness Report 2017.

O estudo é publicado anualmente pelo Fórum Econômico Mundial, tendo como objetivo medir a competitividade de um conjunto de países para negócios na área de turismo.

Além da categoria de recursos naturais, que destaca a força do ecoturismo nacional, o Brasil ainda figura entre as 10 nações com as maiores indústrias de turismo do mundo, ficando atrás apenas da Espanha, Itália, México, França, Reino Unido, Japão, Alemanha China e Estados Unidos, respectivamente.

Com ajuda do pessoal do ViajaNet, selecionamos dez destinos nacionais para aventureiros e amantes da natureza. É só fazer a mochila e cair na estrada.

1-  Jalapão (TO)

Créditos: Divulgação/ Secom-TO

As Dunas, cartão postal do Jalapão, são compostas por areias finas e alaranjadas que chegam a 40 metros de altura

O parque Nacional do Jalapão situa-se no estado de Tocantins, sendo conhecido por seus chapadões, rios e cachoeiras, além da bela paisagem de cerrado com formações rochosas impressionantes.

2 – Serra da Canastra (MG)

Créditos: Divulgação/ Secom-TO

Região é ideal para praticar trekking, canoagem, rapel e banho de cachoeiras

Além de uma exuberante paisagem, o Parque Estadual da Serra da Canastra é o destino ideal para os aventureiros. Entre algumas das atividades que a região oferece, trekking, canoagem, rapel e banho de cachoeiras são algumas destas.

3 – Chapada dos Guimarães

Créditos: Divulgação/Embratur

Vista do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Situada no estado de Mato Grosso, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães abriga cachoeiras, paredões, lagoas e trilhas em uma vegetação típica do cerrado. Destino ideal para quem deseja sentir a natureza selvagem.

4 – Pedra Azul (ES)

Créditos: Marcio Malacarne/Wikimedia Commons

Pedra Azul, em Domingos Martins, destacando a figura imaginária do largato

O Parque Estadual da Pedra Azul é localizado no estado do Espírito Santo e conta com trilhas que levam a cachoeiras, piscinas naturais, além de outros tipos de passeios que agradam desde aventureiros a famílias.

5 – Ilha do Mel (PR)

Créditos: /Wikimedia Commons

Vista da fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá

Situada no litoral do Paraná, a bela Ilha do Mel agrada desde surfistas a viajantes que buscam por tranquilidade. A estrutura da ilha é mais rústica, sendo que, para acessá-la, é necessário realizar uma travessia de barco –ótimo detox para um feriado ou final de semana.

6 – Chapada da Diamantina (BA)

Créditos: Divulgação/Embratur

Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia

Região de Serras, protegida pelo Parque Nacional da Chapada da Diamantina e situada no estado da Bahia, a Chapada da Diamantina é considerada um dos lugares mais bonitos do Brasil. Isso porque abriga cânions, grutas, cavernas e cachoeiras que caem de elevações de formações rochosas deslumbrantes.

7 – Canela (RS)

Créditos: Divulgação/Parques da Serra

Teleférico é passeio alternativo para conhecer a Cascata do Caracol, em Canela

A bela cidade no interior do Rio Grande do Sul abriga cascatas, cânions, rios e montanhas que mostram a grande diversidade da fauna e flora da mata atlântica.

8 – Cataratas do Iguaçu (PR)

Créditos: Christian Knepper/Embratur

O conjunto de quedas das Cataratas do Iguaçu é uma das maravilhas naturais do planeta

Consideradas umas das 7 maravilhas naturais do planeta, as Cataratas do Iguaçu é um conjunto de cerca de 275 quedas de água no rio Iguaçu, localizada entre o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, no Brasil, e o Parque Nacional Iguazú em Misiones, na Argentina.

9 – Urubici (SC)

Créditos: Douglas Scortegagna/ Flickr/Creative Commons

Ubirici, em Santa Catarina

Considerada uma das cidades mais bonitas da serra catarinense, Urubici conta com belas paisagens em meio a cachoeiras, trilhas, grutas e uma vasta vegetação de pinheiros que formam o cenário ideal para os amantes da natureza.

10 – Manaus (AM)

Créditos: edsongrandisoli/iStock

Vista do Teatro Amazanos, um dos cartões-postais de Manaus

A capital do Amazonas é o ponto de partida para um dos destinos mais conhecidos em ecoturismo do mundo. A cidade conta com importantes parques e reservas ecológicas, como o Parque Ecológico Januari e o Jardim Botânico Adolpho Ducke, considerado o maior jardim botânico do mundo.